Não é de hoje que o ex-presidente do Império Serrano seu amor pelos desfiles de Vitória-ES. Presente há exatos 16 anos, inicialmente como mestre-sala e hoje como folião, Sandro Avelar esteve na festa de Lançamento do Carnaval Capixaba 2025, que aconteceu na última segunda-feira, e conversou com a equipe do Capixabices.
“Fico muito feliz com o crescimento do Carnaval Capixaba. Bailei como mestre-sala na Rosas de Ouro, acompanho há 16 anos e vejo o crescimento. Vivi momentos importantes nos anos 2000, quando as escolas despontavam ainda mais nos desfiles, agora vejo um resgate muito importante com órgãos públicos, emendas, uma transmissão digna e a tendência é melhorar. Eu não tenho dúvida que aqui é o terceiro melhor carnaval do país, com muita distância para os demais”, disse Sandro.
A relação de Sandro Avelar com carnaval começou muito cedo. É neto de Zacarias da Silva Avelar, ex-presidente do glorioso Império Serrano nas décadas de 1950 e 1960. Já foi ritmista, mestre-sala, intérprete e um dos fundadores dos ‘Filhos da Águia’. Nos últimos anos tem sido um grande articulador das escolas de samba dos Grupos de Acesso no RJ. No seu mandato como presidente do Império Serrano, em 2020, trouxe a escola novamente para o Grupo Especial com ‘Mangangá’, e conduziu a verde e branco com ‘Lugares de Arlindo’, homenagem justa a Arlindo da Cruz, com um resultado bastante questionado pela mídia especializada, que não concordou com o rebaixamento da Serrinha. Ciente das dificuldades enfrentadas por todos os presidentes das agremiações espalhadas pelo Brasil, Sandro avaliou a gestão atual da festa capixaba.
“Carnaval só muda de endereço. Cada lugar, com sua cultura, tem a fama de realizar os desfiles com dificuldade. Isso acontece no Especial do RJ, em Manaus, São Paulo e etc. Não existe carnaval fácil. Vejo essa aproximação da atual gestão, com Neto, do poder público, muito importante. Não existe carnaval nenhum no país, que seja digno, sem fomento público. Posso afirmar que em grande parte do Brasil, 100% da captação vem de órgãos públicos, dificilmente de organizações privadas. O Carnaval Capixaba tem potencial de crescimento enorme, também pelo fato de ser uma semana antes e atrair os olhares de diversos apaixonados do RJ e SP. A tendência é crescer ainda mais”, finalizou Sandro.