Em um novo formato, diferente dos padrões dos últimos anos, o desfile das escolas de samba do Carnaval de Vitória começa nesta sexta-feira com cinco escolas de peso, disputando a tão sonhada taça do Grupo Especial.
Na primeira noite da elite, Pega no Samba, Novo Império, Jucutuquara, Mocidade Unida da Glória e Imperatriz, entram na avenida a partir das 22h. Das cinco, três já sentiram por muitas vezes o gosto do campeonato.
A Novo Império, com o enredo “Aruanayê – Guardiãs dos mistérios ancestrais”, desenvolvido pelo carnavalesco Osvaldo Garcia, busca a oitava estrela para o pavilhão azul, branco e rosa. O último título da agremiação foi em 2022.

Saindo da grande Santo Antônio e indo para o bairro Jucutuquara, a coruja já voou no alto do pódio por sete vezes e também busca a oitava. O enredo “Arreda homem que aí vem mulher”, do carnavalesco Marcelo Braga, vai tentar quebrar o jejum de campeonatos que não vem desde 2009.

A Mocidade Unida da Glória é a maior campeã da noite. São nove estrelas no total. Em 2025 deixou escapar o bicampeonato, e em 2026 busca a redenção. Vale ressaltar que desde 2009 a vermelho e branco não sabe o que é ficar de fora do pódio. O enredo da escola será “O diário verde de Teresa”, desenvolvido pelo carnavalesco Petterson Alves.

O pega ainda não foi campeão do Grupo Especial e abre a noite de desfiles buscando alcançar o grande sonho. “Okê Caboclo Sete Flechas – Guardião Ancestral da Natureza” é o tema proposto pelo carnavalesco Jorge Mayko.

A verde e rosa do Forte São João também nunca foi campeã da elite, o Grupo Especial. Sua melhor posição foi um vice-campeonato, em 2014. O carnavalesco Marcus Paulo, do Rio de Janeiro, apresentará o enredo “Xirê: festejo às raízes”.

Ordem dos desfiles do Grupo Especial:
- Pega no Samba
- Novo Império
- Jucutuquara
- Mocidade Unida da Glória (MUG)
- Imperatriz do Forte