Organizado pela Mocidade Unida da Glória (MUG), mas aberto para todos do samba, o workshop sobre “Liderança de Carnaval” aconteceu na quadra da vermelho e branco, em Vila Velha, no último dia 6.
Com um elenco de palestrantes renomados, foram nove horas de troca de ideias e experiências. Claudio Tosta, consultor da Sony Music, abriu o dia explicando sobre as múltiplas gerações que estão convivendo ao mesmo tempo e que todas as ideias são bem-vindas.

Marcelo Braga, publicitário da Liga de Marketing e escritor do best-seller “A fantástica fábrica de UAU”, trouxe detalhes do que fazer para experiências perfeitas em eventos, palestras, ensaios e, por que não, desfiles. Falou também sobre aquele “algo a mais” que as escolas podem entregar durante a temporada carnavalesca.
+ ORDEM DOS DESFILES DO GRUPO ESPECIAL 2026
+ PARTICIPE DO CANAL DO WHATSAPP

O almoço ficou por conta do vice-presidente Jurandy Machado e todo o time da MUG. Em seguida, o carnavalesco em atividade com mais títulos no Grupo Especial, Petterson Alves, abriu as mesas da tarde falando sobre como nasce um desfile e o que tem que ser feito para ele chegar o mais perto possível da perfeição.

Cahê Rodrigues, atual campeão do Carnaval Capixaba com a Boa Vista, veio em seguida. Falou sobre as experiências vividas em Sapucaí e Anhembi, durante seus quase 30 anos de carnaval, no Rio de Janeiro e São Paulo. Detalhou também como foi a construção do desfile da Grande Rio 2011, após o fogo que destruiu 98% do barracão.

Direto da Grande Rio, Thiago Monteiro trouxe sua bagagem no maior carnaval do país. Explicou como líderes são formados e o como se forma uma família que trabalhe em prol do objetivo. Para encerrar, Thiago, Cahê, Pett e Claudio Tosta responderam diversas questões dos presentes.

E o próximo workshop, quando será?
A primeira edição do workshop foi um sucesso. Público diverso, de quase todas as escolas, debates contundentes e uma pergunta que pairava no ar no final do dia: quando será o próximo?
Slin Ribeiro, um dos idealizadores, já confirmou que até o final do ano a segunda edição deve acontecer.
