Piedade ensaia na Avenida Beira-Mar e casal tem excelente desempenho

Casal de mestre-sala e porta-bandeira da Piedade, Vinicius Costa e Amanda Luzia

A Unidos da Piedade realizou no último domingo (7), seu primeiro ensaio de rua da temporada, rumo ao Carnaval de Vitória 2026. Com o enredo “O canto livre de Papo Furado”, a mais querida será segunda escola a pisar na passarela no dia 7 de fevereiro.

O ensaio na rua, às margens do Penedo, cartão postal de Vitória, iniciou às 17h15 e durou cerca de 1h10.

Kleber Simpatia, intérprete da escola, elevou o nível do samba-enredo. Que mostrou ser ainda melhor do que a gravação em estúdio. Na pista, as múltiplas vozes da comunidade se somam a voz do cantor oficial e o samba ganha corpo.

Outro quesito que também teve bom desempenho foi a bateria Ritmo Forte, de mestre Juninho da Puxeta. Retornando ao cargo de líder principal, o mestre conduziu muito bem o treino com seus diretores e ritmistas. Logo na cabeça do samba, em “O sino da Matriz em melodia”, os agogôs e tamborins desenham por um longo tempo. Já em outra bossa, repiques e surdos desenham durante a passagem do refrão do meio.

Saindo do musical e indo para os quesitos de dança, Vinicius Costa e Amanda Luzia presentearam o grande público com um verdadeiro espetáculo. Ele, com seu riscado já tradicional, fazendo inserções pontuais da letra do samba durante os passos. E ela, muito segura ao empunhar o pavilhão sempre aberto, e um entrosamento excelente com o parceiro.

Casal de mestre-sala e porta-bandeira da Piedade, Vinicius Costa e Amanda Luzia
Foto: Kayo Dalvi

Alguns bailarinos da comissão de frente estavam presentes, porém não realizaram coreografia. Apenas marcaram o tempo exato para a escola andar, sob orientação do diretor geral de harmonia, Carlos Magno.

Demais destaques

Ala das baianas, passistas e destaques de chão da Piedade fizeram questão de participar do treino na Avenida Beira-Mar. A rainha da bateria Ritmo Forte, Nathy Messias, e a madrinha Ariane Perovano, esbanjaram carisma e samba no pé durante todo o ensaio.

Rainha da bateria Ritmo Forte, Nathy Messias
Foto: Kayo Dalvi

O ‘homem enredo’, Papo Furado, assistiu todo o ensaio no trio elétrico, ao lado do carro de som.

Edson Papo Furado, enredo da Piedade em 2026

Confira a análise completa do ensaio de rua da Piedade

Carnaval Capixaba