Parcerias de Diego Nicolau e Rafael Mikaiá se classificam para semifinal na MUG

Parcerias semifinalistas na Mocidade Unida da Glória (MUG).

A segunda eliminatória de samba-enredo da Mocidade Unida da Glória (MUG), aconteceu no último domingo (22) e classificou mais duas obras para a semifinal que acontecerá no dia 27. Três parcerias subiram ao palco: Diego Nicolau e cia., Rafael Mikaiá e cia., e Leonardo Norbim e cia.

Saiba como foram as apresentações

Diego Nicolau e cia.

O samba da parceria de Diego Nicolau, Vinicius Ferreira, Rafael Gigante, Charles Silva, Gigi da Estiva, JB Oliveira, Silvio Mesquita e Sandro Compositor foi o primeiro a se apresentar. Com Tinguinha como intérprete principal, o samba mostrou que tem potencial para chegar na final e na avenida em 2026, e que não é bom apenas em gravação de estúdio. Diego Nicolau e cia. conhecem bem a MUG e o balanço da Pura Ousadia. O trecho que se destaca é o refrão principal. “A Mocidade Unida dá glória / A essa história de amor a natureza”. Num momento de extrema felicidade, a parceria transformou o artigo “da” em Mocidade Unida da Glória em verbo, e ressignificou o verso. Samba classificado para semifinal.

Rafael Mikaiá e cia.

A atual parceria bicampeã na disputa da MUG subiu ao palco determinada a buscar o tri. Em um palco ‘pesado’ com boas vozes e tendo como intérprete principal Fernando Brito (intérprete da Chega Mais), o samba de Rafael Mikaiá, Roberth Melodia, Fernando Brito, Sylvio Poesia, Thiago Meiners, Xandinho Nocera, Rogerinho do Cavaco, Marcos Bittencourt, Carlos Jarjura, Lucas Rigonato, Ana Werka, Estevão Ferreira & Cassius Macaé (in memorian), foi o que melhor se apresentou na noite. O refrão principal com um trecho que repete de outra forma, é mais uma aposta da parceria. Caso vençam, será o terceiro ano consecutivo que a MUG entra na avenida com sambas desta forma. No refrão do meio (“Na sinfonia o cantar do uirapuru / Vi o sapo cururu a reger a sua orquestra”), chama atenção a alternativa que os compositores seguiram, interpretando a sinopse da melhor forma possível e não de forma literal. Samba classificado para final.

Leonardo Norbim e cia.

O samba composto por Leonardo Norbim, nome conhecido no cenário musical capixaba e também nacional, da Banda Macucos, encarou de frente os demais sambas da disputa. A obra tem qualidade harmônica e boa letra, porém, aparentou estar um pouco mais “pra trás” dos sambas-enredo da atualidade. O compositor Leonardo deixou uma boa impressão, mostrou que entende de letra e melodia, e que pode ser um bom nome para futuras parcerias mais experientes nas disputas que acontecerão em 2026. Breno Almeida (intérprete do Pega no Samba) teve a responsabilidade de conduzir o samba e foi muito bem, cantando no tom adequado para ele.

A semifinal de samba-enredo da Mocidade Unida da Glória (MUG) acontecerá no próximo domingo (29). Além das parcerias de Diego Nicolau e Rafael Mikaiá, também estão classificados os sambas de pai Leandro e cia. e Tavinho Cidade e cia.

+ ANÁLISE DA PRIMEIRA ELIMINATÓRIA

+ VAI E VEM DO CARNAVAL DE VITÓRIA

+ ORDEM DOS DESFILES CARNAVAL DE VITÓRIA 2026

Carnaval Capixaba