Governo Federal deseja transformar escolas de samba em pontos de cultura

Desfile da Beija-Flor, campeã no Rio de Janeiro, Boa Vista, campeã no Espírito Santo e Rosas de Ouro, campeã em São Paulo

Segundo a EBC, o Ministério da Cultura (MinC) fará campanha para incentivar a transformação de escolas de samba em pontos de cultura, como são reconhecidas as entidades da sociedade civil que realizam atividades culturais nas comunidades.

+ Enredos Carnaval de Vitória 2026

Para o MinC, a mudança de status pode facultar o uso da recursos da Política Nacional de Cultura Viva, que dispõe de R$ 500 milhões anuais para financiar propostas dos pontos de cultura.

+ Entre no grupo do whatsapp do Capixabices

Anúncio foi feito pelo secretário-executivo do MinC Márcio Tavares, no 7º Congresso Nacional das Escolas de Samba (Conasamba), realizado na última semana em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“Queremos promover políticas públicas que sejam duradouras, transformadoras e contribuam efetivamente para o desenvolvimento do carnaval brasileiro”, prometeu Tavares em registro do próprio MinC.

Segundo o Mapa Cultural do Espírito Santo, atualmente, dentre as 19 agremiações do Carnaval de Vitória, apenas a Mocidade Unida da Glória é reconhecida como Ponto de Cultura no estado.

Carnaval Capixaba