No último sábado (27) a Liesge, instituição que rege as escolas do Grupo Especial do Carnaval Capixaba, elegeu por aclamação a chapa do atual presidente Edson Neto.
Além de Neto, os seguintes nomes compõem a chapa.
– Vice-presidente: Emerson Xumbrega (Boa Vista)
– Presidente do Conselho Deliberativo: Vlamir de Oliveira (Novo Império)
– Vice-presidente do Conselho Deliberativo: Robertinho da MUG
– Presidente do Conselho de Ética: Jocelino Jr. (Piedade)
– Membro do Conselho de Ética: Ewerton Gigante (Jucutuquara)
– Presidente do Conselho Fiscal: Dannilo Amon (Pega no Samba)
Presidente Rafael Cavalieri presidiu a Comissão Eleitoral, ao lado de Slin Ribeiro e João Filipe. Com isso não ocupará cargo na nova gestão.
A manutenção dos nomes que já participaram do processo de construção dos últimos três carnavais é mais um ponto positivo da Liga no que diz respeito a valorização dos presidentes das agremiações e também do processo de escuta dos mesmos.
Eleito ainda em 2021, para o quadriênio de 2021-2024, Neto enfrentou de cara o desafio da pandemia. Encarou de frente, adiou quando precisou e manteve firme o propósito de realizar os desfiles em abril, como forma de resgatar a cultura para o capixaba quando a pandemia cessou.
Escutou o público do carnaval quando foi questionado sobre as ‘tapadeiras’ na concentração, e, ao lado do diretor de carnaval na época, Jocelino Jr., trouxe novamente as telas e acrescentou telões para que aquele público pudesse ver os desfiles por completo. Promoveu os minidesfiles de 2023, antecipando o calendário das escolas e fez com que a construção do carnaval seguinte fosse adiantado. Alterou o sistema de iluminação do Sambão do Povo, mantendo as cores das agremiações durante o sinal amarelo.
Mais recente, intensificou os diálogos com Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, para que a ‘Cidade do Samba’ finalmente deixe de ser um sonho e passe a ser uma realidade.
A nova diretoria da Liesge será responsável pela gestão do próximo quadriênio (2025-2028) dos desfiles do Grupo Especial, e caminha junto com a Lieses para crescimento exponencial do nosso carnaval.