Veja a lista dos responsáveis por avaliar as 10 escolas que vão desfilar no Sambão do Povo, pelo Grupo Especial, nos dias 6 e 7 de fevereiro.
ENREDO:

Claudio Rocha: Graduado em Biblioteconomia pela UNIRIO, Claudio Rocha atua como administrador das bibliotecas da CAL Casa das Artes de Laranjeiras e da Faculdade CAL de Artes Cênicas. É pós-graduado em História do Teatro Brasileiro e Ocidental pela Faculdade CAL. Com trajetória como pesquisador do Carnaval, curador do acervo Sérgio Britto e professor,
destaca-se pela contribuição à preservação da memória cultural, especialmente das escolas de samba e do teatro brasileiro. Elaboração de enredos, avaliação técnica de desfiles e articulação entre arte, educação e tradição.

Thiago Ribeiro: Pós-doutorado em História Social da Cultura (PUC-Rio), doutor e mestre em Artes (UERJ), especialista em carnaval, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Possui vasta experiência como julgador dos desfiles das escolas de samba e na cobertura jornalística da festa, além de já ter exercido as funções de carnavalesco e professor de pós-graduação da disciplina História do Carnaval.

André Camargo: Professor de língua portuguesa, e disciplina de produções criativas, demonstrando sua versatilidade na área educacional. Com graduação em Jornalismo e Letras, com habilitação em Literaturas de línguas Portuguesas, pela (UERJ). Sua pesquisa acadêmica focou nos baluartes da G.R.E.S. Portela, Monarco e Noca da Portela, aprofundando-se na história e na cultura do samba. Sua expertise em Carnaval é evidenciada pela participação em cursos sobre os quesitos de avaliação, dentre eles, da Prefeitura Municipal
de Paso de los Libres, na Argentina. Atua como julgador desde 2017 em ligas, como a LIERJ (Acesso A), NELTUR (Niterói), e a LIESES e LIESGE (Vitória).
ALEGORIAS E ADEREÇOS:

Alexandre Gonçalves: Brasiliense apaixonado pela arte e a cultura popular, com Pós-Graduado em Carnaval e Cultura e em Figurinos e Carnaval, Doutor em Artes Visuais, atua há
cerca de 20 anos no universo da economia criativa do carnaval como Carnavalesco, Pesquisador e Julgador dos quesitos Fantasia, Enredo e Alegorias & Adereços entre o eixo Rio e Vitória.

Thiago Lacerda: Doutorando em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGHA/UERJ), mestre e graduado em História pela (PUC-Rio). Atuou como coordenador da premiação S@mba-Net. Desenvolve pesquisas sobre escolas de samba e exerce a docência na rede municipal do Rio de Janeiro. Possui experiência como julgador de desfiles carnavalescos, tendo participado da avaliação das escolas de Vitória, além de atuar em outros contextos, como Uruguaiana e Rio de Janeiro

Maurício Tavares: Natural de Belém do Pará, é graduado e licenciado em História, com pós-graduação em Arte, Cultura, Figurino e Carnaval. Desde 2014 atua como avaliador e consultor dos quesitos carnavalescos — Alegorias e Adereços, Enredo e Fantasias— nos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de Vitória/ES. Sua trajetória artística se estende ao teatro, onde desenvolve trabalhos como arte-educador, cenógrafo, dramaturgo e figurinista, colaborando com produções nas cidades do Rio de Janeiro, Belém e São Paulo. Com olhar sensível e profundo conhecimento das manifestações culturais brasileiras, constrói narrativas visuais e cênicas que dialogam com os saberes e fazeres da Cultura brasileira.
FANTASIA:

Maciel Tavares: Cenógrafo e Aderecista, com Bacharelado em Artes Cênicas / Cenografia eIndumentária na UNIRIO, com vários trabalhos para produções teatrais, carnaval e ações de marketing, responsável pela criação de instalações
cenográficas, fantasias humanizadas e adereços em espuma para eventos corporativos. Integrou a equipe de assistentes de Joãosinho Trinta no carnaval de 1993 no G.R.E.S Unidos do Viradouro/RJ. Ator-comediante, Bailarino, Diretor e Produtor da Companhia do Humor há 26 anos, especializada em eventos teatrais corporativos.

Gustavo Luiz dos Santos: Formado em Medicina (UNIG-RJ), com especializações e Pós Graduações: endocrinologia e metabologia, radiologia e diagnóstico, Medicina do trabalho, medicina legal. Atua como Produtor Cultural e Estilista há 18 anos. Experiência de 13 anos como julgador nos quesitos fantasia, evolução e harmonia no Rio de Janeiro e Guaratinguetá/SP.

Sandro Gomes: Carnavalesco, Artista Plástico, Produtor Artístico, Decorador, Vitrinista e Professor de Figurinos. Há 25 anos atua como carnavalesco junto ao universo criativo em diversas escolas de samba da Cidade do Rio de Janeiro. Na função de julgador dos quesitos fantasia e alegorias e adereços, já prestou serviços nas cidades de Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Guaratinguetá, Corumbá, Porto Alegre, Florianópolis e Uruguaiana.
MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA:

Márcia Frey: Bailarina profissional, professora de dança, preparadora física, coreógrafa e ensaiadora de casal de mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, alas coreografadas e guardiões de casal. Sindicalizada em ballet, jazz, contemporâneo e dança do ventre. Estudou na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Bacharela em dança pela UFRJ, Licenciada em Dança pela AVM/UCAM, Bacharela e Licenciada em Educação Física pela UNESA, Pedagogia pela Uniplena, Pós-graduada em treinamento desportivo pela Unopar e cursando Pós Graduação em Educação Especial e Inovações tecnológicas pela UFRJ. Jurada da LIERJ, Livres (RJ) e Carnaval de Niterói. Permanece de 2024.

Luiza Regazzi: Bailarina, professora de dança, coreógrafa de alas e comissões mirins e bailarina de comissões de frente, desde 2017 passando por agremiações como Imperatriz Leopoldinense, União de Maricá, Paraíso do Tuiuti. Atuando também como jurada nos quesitos de dança, unindo técnica e paixão pela cultura carnavalesca.

Thais Susewind: Bailarina, coreógrafa e profissional de Educação Física com Pósgraduação em Psicomotricidade. Iniciou os estudos em dança aos 8 anos de idade, começando pelo jazz dance e, posteriormente, ballet clássico e danças urbanas. Atualmente é professora nas modalidades de jazz, ballet e dança para teatro musical. No Carnaval, atua como avaliadora nos “quesitos de dança”, além da experiência como coreógrafa de alas, alegorias e como elenco em comissões de frente.
COMISSÃO DE FRENTE:

Carla Soares: Artista, coreógrafa, bailarina e Professora de Dança. Reconhecida pelo sindicato de Dança – RJ com especialização em Jazz. Passou pela Faculdade de Dança da Lagoa – RJ. Vivências em diversas escolas de samba do Rio de Janeiro com seus trabalhos cenográficos. Atualmente, comanda comissão de frente do Boi da Ilha do Governador. Diretora artística da Flamanguaça, coreógrafa União do Vilar Carioca. Permanece de 2024.

Amanda Rocha: Formada em Pedagogia, e pós-graduada em dança. É bailarina formada, com experiência em Shows Brasileiros em Diversos países, e em Companhias de Dança. Atuou como cantora, bailarina e atriz no Musical “Vozes Negras a Força do Canto Feminino” RJ e SP, e em diversas novelas e seriados de Televisão. Atua na área do Carnaval em comissões de Frente do Grupo Especial e Série Ouro/RJ, como assistente Coreográfica, e coreógrafa de Alas e Guardiões dos primeiros casais de Mestre Salas e Portas Bandeiras no Rio.

Junior Scapin: Renomado coreógrafo e bailarino, sindicalizado no Sindicato dos Profissionais da Dança do estado Rio de Janeiro na categoria artista/bailarino
clássico. Com atuação em diversas frentes artísticas por todo o Brasil, Scapin é contratado da Rede Globo e encabeça como coreógrafo os principais shows e eventos de entretenimento da emissora. Atualmente está à frente de projetos de destaque como os recentes programas “Show 60 anos” (2025), “Criança Esperança” (de 2021 a 2025), “Prêmio Multishow de Música” (de 2022 a 2025), “Vem que Tem na Globo” (2022, 2023 e 2025), “Caldeirão com Mion” (2024 e 2025) entre outros produtos da casa. Também atua como diretor coreográfico do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira há dois anos. No carnaval, assinou coreografias
de comissões de frente de escolas como; Mangueira, Império Serrano, Paraíso do Tuiuti, São Clemente, Estácio de Sá, Porto da Pedra e Império da Tijuca. Para o carnaval de 2026, assumiu a comissão de frente da União da Ilha do Governador.
EVOLUÇÃO:

Marcos Guimarães: Administrador de empresas, atua no carnaval há mais de 25 anos com experiência em escolas do Rio de Janeiro no acesso A e B, na função de destaque, diretor de alas e assistente de carnavalesco. Julgador em Friburgo/RJ e Livres/RJ. Permanece de 2024.

Gisele Borges: Saquaremense, Jornalista, Gestora de Festas e Eventos Carnavalescos, Produtora Artística, Sambista e Julgadora, operante profissionalmente há 26 anos nos bastidores da criação e na cultura popular da produção
de carnaval. Além de se dedicar às aulas de harmonia em algumas agremiações das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Grande Rio, Mangueira, Unidos de Vila Isabel, Unidos de Bangu e Mocidade Independente de Padre Miguel). Atuando como julgadora de desfiles nos quesitos Evolução e Harmonia desde 2018 nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Vitória (ES) e Porto Alegre (RS).

Wilson Dias Neto: Sambista desde a infância, nascido no bairro de Noel Rosa, Vila Isabel. Iniciou na escola mirim “Herdeiros da Vila”, como destaque e depois passista, na fase adulta, já na G.R.E.S Unidos de Vila Isabel, fez parte dos segmentos: destaque, harmonia e direção artística. Eleito
por cinco vezes (2014, 2015, 2016, 2019 e 2022) com o título Rei Momo Primeiro e Único do carnaval do RJ. Atua profissionalmente como apresentador, jornalista, locutor, jurado de carnaval e festivais folclóricos, gestor cultural e harmonia no Rio de Janeiro.
HARMONIA:

Elmo Evangelista: Compositor, carnavalesco, Produtor Artístico /Musical, Marketólogo da ABCOP-Rio e Historiador há mais de quatro décadas. Com experiência como
julgador dos Quesitos: Harmonia, Samba Enredo e Bateria, entre Rio de Janeiro e Vitória/ES. Em sua trajetória, participou da equipe de julgadores do “Mazinho” , filho do saudoso Natal da Portela, julgando na Associação das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro, e na Federação de Blocos do Estado do Rio de Janeiro.

Jorge Hindriches: Formado na 1ª Turma de Gestão de Carnaval e Eventos Carnavalescos, pela
(UNESA), possui vasta experiência no segmento de Harmonia junto às escolas de samba. Adquiriu grande parte dos seus conhecimentos ainda na juventude nos carnavais da Beija Flor de Nilópolis, na década de 90 em ala de comunidade, alegoria e direção. Em 2024 retornou à agremiação para
fazer parte da Direção de Harmonia a qual se consagraram campeões em 2025. Ainda como Diretor de Harmonia vem atuando há mais de três décadas nas agremiações: Mocidade Independente de Padre Miguel por 19 anos, Santa
Cruz por 10ª anos, Unidos de Padre Miguel, Unidos de Bangu, Sereno de Campo Grande, Concentra Imperial, Acadêmicos de Tamoios de Cabo Frio, Matriz de São João de Meriti e Mocidade do Porto de Itaguaí.

Luiz Eduardo Fernandes: Profissional agilista, com certificações como Scrum Master e Product Owner, possui formação em Sistemas para Internet, Gestão de Projetos e está cursando Cenografia pela UFRJ. Detém sólida experiência na área cultural, notadamente na produção de eventos e espetáculos, integrando metodologias ágeis à gestão criativa e operacional. Há mais de uma
década, dedica-se à pesquisa e avaliação técnica do carnaval, atuando como julgador com um olhar criterioso sobre alegorias, harmonia, evolução e sambas-enredo. Sua trajetória abrange experiências em São João Nepomuceno/MG, Vitória (LIESES / LIESGE) e no Rio de Janeiro, na Série A (LIERJ/Riotur), o que o consolida como referência na análise estética e estrutural das manifestações carnavalescas.
BATERIA:

Nelson Pestana: Graduado no Curso de Gestão de Festas e Eventos Carnavalescos pela UNESA, Pós Graduado em Figurino e Carnaval pela UVA, atua profisisonalmente como Músico Percussionista e compositor há 4 décadas, jurado do quesito bateria há mais de 10 anos no Rio, Vitória e Uruguaiana. Permanece de 2024.

Fernando Motta: Advogado, músico baterista e percussionista, ogã de umbanda e sambista.
Iniciou sua trajetória junto ao carnaval carioca, ainda na infância aos 4 anos de idade, fazendo parte da ala das crianças nas escolas de samba Imperatriz Leopoldinense e Império Serrano. Ainda na infância, integrou a ala de tamborim da bateria da Paraíso do Tuiuti, escola de sua comunidade, onde em 2003 passou a integrar a direção de bateria. Foi ritmista e diretor de bateria de diversas escolas de samba do carnaval carioca. Em 2015 tornou-se mestre de
bateria da escola de samba Império da Zona Oeste. Atualmente exerce a função de julgador do quesito bateria no carnaval de algumas cidades brasileiras.

Edimar Silva: Maestro e Cantor com uma sólida formação em música e regência. Pós-graduado em Regência e com graduação em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música, ele também possui especialização em
música para cinema e TV pela MUSIMAGEM BRASIL. Arranjador e produtor musical, atua como diretor musical e Maestro do prestigiado prêmio Plumas e Paetês do Carnaval Carioca. Com mais de 11 anos de experiência como julgador, atuou nas cidades do Rio de Janeiro e Vitória/ES. Além de
sua carreira como maestro, ele foi cantor do renomado Grupo Raça, apresentando-se em importantes casas de shows e em programas de TV como “É de Casa” (Rede Globo) e “Programa do Ratinho” (SBT).
SAMBA-ENREDO:

Marcos Monteiro: Doutor em educação, revisor de trabalhos científicos de doutorando e mestrado sobre escolas de samba. Palestrante sobre a história dos desfiles e critérios de julgamentos dos quesitos. Autor do ebook infantil “Conhecendo o mundo encantado das escolas de samba”, lançado em 2024. Julgador de carnaval desde 2015 com atuação em diversos grupos do carnaval carioca nos quesitos conjunto e samba-enredo. Permanece de 2024.

Sandro Carvalho: Licenciado no curso de Letras (Português/Inglês), fez parte da Ala de compositores da União da Ilha, Portela e Grande Rio. Pós-graduado em Música/com ênfase em educação musical e composição – Unyleya/RJ. Com formação e especialização de julgador – módulos música e samba-enredo / EFA-UESP 2023. Pós-graduado em Retórica e Oratória na Língua Portuguesa e Revisão Prática de textos – Universidade de Anhanguera – SP (2015). Atua também como pesquisador e enredista com base nas estruturas de temas culturais. Com ênfase nas narrativas construtivas e estruturais de composição dos sambas de enredo. Permanece de 2024.

Walter Honorato: Jornalista, Graduação em Comunicação Social, Pós-Graduação Lato Sensus MBA em Marketing – (FGV), Produtor Executivo pela IATEC, Cursando o mestrado Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). É julgador nos quesitos: Samba-enredo, Bateria e Harmonia, nas Cidades: Rio de Janeiro, Uruguaiana, Juiz de Fora, Três Rios, Vitória, e São Luiz do Maranhão.
Iniciou sua trajetória no carnaval aos 14 anos na bateria da Imperatriz Leopoldinense. Desde então seguiu atuando em diferentes escolas de samba. Como compositor, foi campeão nas agremiações: Imperatriz Leopoldinense (1995 e 1999), e no Acadêmicos do Salgueiro em (2005 e 2006), onde é compositor até os dias de hoje. Foi compositor na São
Clemente entre 1985 e 1990, ritmista, diretor de harmonia, vicepresidente e diretor de carnaval do Paraíso do Tuiuti entre 1988 a 2002, em 2008 esteve como diretor de carnaval do Império Serrano onde foi (Campeã Grupo Acesso).