Com a mudança do Grupo Especial do Carnaval de Vitória, o Pega no Samba foi uma das escolas alçadas do extinto Grupo de Acesso A, para complementar o Grupo Especial em 2026. Com 179,6 pontos, a escola ficou atrás apenas da Andaraí na colocação geral.
O mais difícil o Pega no Samba conseguiu fazer. Apesar de diversas propostas, Dannilo Amon e sua diretoria conseguiram manter o carnavalesco Jorge Mayko no time de 2026. Foi com ele, que em 2025, o Pega fez um belo desfile, mas principalmente também resgatou o brilho no olhar do torcedor. Não teve muito luxo, porém sobrou garra.

Em alguns quesitos o Pega vai com uma certa tranquilidade para o Grupo Especial. Harmonia, evolução e samba-enredo gabaritaram. Alegorias, mestre-sala e porta-bandeira, bateria e comissão de frente tiraram 2 notas 10, o que ja é suficiente para somar 20 no quesito.
Enredo e fantasia, segundo a avaliação dos jurados, foram os quesitos problemáticos para a escola.
++ Veja as fantasias do Pega no Samba para 2026
Em entrevista ao Capixabices, o presidente Dannilo Amon deixou claro que o planejamento do Pega não é para título em 2026. O pensamento é estruturar cada vez mais a escola, para que em breve, o campeonato seja uma consequência do trabalho bem feito.

De imediato, a escola da Consolação precisa absorver cada vez mais que está em um novo grupo, a elite do Carnaval de Vitória, e disputa décimo a décimo a permanência nele. O Pega não pode errar e sabe bem disso.