Retrospectiva Carnaval de Vitória 2025: Relembre os fatos que marcaram o ano

Imagens que marcaram o Carnaval de Vitória 2025

Chegamos ao último dia de 2025. E é comum, que após 365 dias a gente olhe pra trás e avalie tudo o que aconteceu.

Com a maior festa cultural do estado do Espírito Santo não seria diferente. Vamos relembrar aqui os principais fatos ocorridos no decorrer do ano. Tudo aquilo que de uma forma ou de outra refletiu no desfile das escolas de samba.

JANEIRO

O ano começou com gols. Organizado pela Liesge, aconteceu o “Torneio de futebol das baterias”. Um dia inteiro de disputas entre os ritmistas das escolas, onde a bateria da Berço do Samba, da Imperatriz do Forte, se consagrou campeã. Conhecemos a Família Real do Carnaval de Vitória 2025. Formada por Vini Sayos (Rei Momo), Luiza Monteiro (Rainha), Scarlet Paz (Rainha Trans), Thais Christine (primeira princesa) e Franciele Santos (segunda princesa). O Governo do Estado anunciou um investimento de R$2,5 milhões nos desfiles. E o Capixabices, em parceria com o CARNAVALESCO e a TVE, anunciou que iria transmitir todos os ensaios técnicos da temporada. Paralelo a isso, o Capixabices também estreou o quadro “Esquenta Carnaval”, na TVE, com as principais notícias da semana das escolas.

FEVEREIRO

Conhecemos os 27 jurados que iriam julgar o Carnaval de Vitória 2025, a novidade: um jurado capixaba para cada quesito. O Capixabices realizou as visitas aos 7 barracões das agremiações do especial e a certeza de um grande espetáculo se confirmava cada vez mais. No Rio de Janeiro, Kleber Simpatia e Danilo Cezar eram mostrados para o mundo nos ensaios técnicos de Império Serrano e Vigário Geral, respectivamente. A Imperatriz do Forte recebeu o Cônsul de Angola, e o Capixabices esteve lá, com uma entrevista exclusiva. Os mestres de bateria foram chamados ao Sambão do Povo para definir, em conjunto com a Liesge, como as luzes personalizadas funcionariam durante a passagem dos ritmistas. Chegou o grande dia da primeira noite de desfiles. O favoritismo de Andaraí e Pega no Samba se confirmaram, com a grata surpresa de uma Rosas de Ouro preparada para encarar novos desafios no futuro. No especial, as grande campeãs dos últimos anos mais uma vez se destacaram. Porém, Boa Vista e MUG perceberam que a Chegou O Que Faltava se tornara uma nova forte concorrente. Pela primeira vez, o Capixabices publicou um vídeo opinativo por escola após cada desfile do Especial. Além de uma grande cobertura na sexta e no sábado, também repetimos tudo no domingo de Grupo B. Após os desfiles, o Carnaval Capixaba recebeu ataque de todos os lados do poder público. Governantes da esfera municipal e estadual mostraram completo desconhecimento do artigo 215 da constituição de 88. Na apuração, Chega Mais venceu o Grupo B, Andaraí o Grupo A e a Independente de Boa Vista venceu o título da elite do Carnaval Capixaba 2025.

Águia da Boa Vista no Carnaval de Vitória 2025.

MARÇO

O Capixabices trouxe em primeira mão a informação das mudanças para o Carnaval de Vitória 2026. Onde o Grupo Especial passaria para 10 escolas, e o Acesso, agora Série Ouro, abrigaria as demais 9 agremiações. Começou o “Vai e Vem” dos profissionais. Escolas insatisfeitas com algumas notas dispensaram e contrataram novas peças já visando o próximo ano. Os vencedores do Troféu Capixabices 2025 foram divulgados, junto da data da terceira edição da festa, no Mercado da Capixaba. O primeiro enredo de 2026 foi anunciado na Chega Mais.

Logo do enredo da Chega Mais para o Grupo de Acesso do Carnaval de Vitória 2026.

ABRIL

Edson Papo Furado foi anunciado como enredo da Unidos da Piedade para 2026. No dia 7 de abril, aconteceu a Festa do Troféu Capixabices 2025, com presença maciça dos sambistas no Mercado da Capixaba. Foram apresentações incríveis, mesmo com um forte temporal na Grande Vitória. O “Vai e vem” não parou, diversas demissões consideráveis aconteceram. A Novo Império anunciou seu tema para 26 e a Andaraí comemorou o retorno ao Especial com um desfile na rua para sua comunidade. O Carnaval teve mais motivos para comemorar. Após a “meia solidária”, na venda dos ingressos, cerca de 4,5 toneladas de alimentos foram arrecadados nas noites de desfile.

Edson Papo Furado, enredo da Piedade em 2026

MAIO

Mais dois enredos foram divulgados. Teresa da Baviera, na Mocidade Unida da Glória, e Caboclo Sete Flechas no Pega no Samba. Após especulações, as mudanças no Carnaval foram divulgadas oficialmente. Junto do anúncio das 10 agremiações, também conhecemos a ordem do próximo desfile. Os desfiles saíram da Rede Gazeta e foram para uma nova casa, a Rede Sim. Sebastião Salgado, homenageado pela Boa Vista em 25, nos deixou no dia 23 de maio.

Contrato assinado entre Liesge e Rede Sim garante a transmissão do Grupo Especial do Carnaval de Vitória 2026 para todo o Brasil.

JUNHO

Mais um enredo foi anunciado. Desta vez, da Chegou O Que Faltava. Enquanto isso, na MUG, a disputa de samba-enredo começava. Visando melhorias no espetáculo, a Liesge entregou uma proposta de regulamento para 26 as diretorias e aguardava retorno. A atual campeã, Boa Vista, anunciou em grande festa na Orla de Cariacica que o símbolo da cultura da cidade, João Bananeira, seria o tema da escola para o próximo carnaval.

Segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira da Boa Vista, se apresentando na Orla de Cariacica.

JULHO

No primeiro dia do mês aconteceu a assinatura do edital para construção da tão sonhada “Cidade do Samba Capixaba”. Com exclusividade, o Capixabices conversou com o prefeito sobre detalhes da obra. O primeiro samba-enredo do ano foi definido na MUG, com mais uma vitória da parceria do compositor Diego Nicolau. O mundo do samba capixaba conheceu as obras concorrentes para disputa da Piedade. Vindo mais uma vez do compositor Junior Fionda, a Chegou divulgou seu hino para 26. Enredo da Imperatriz Leopoldinense (RJ), Ney Matogrosso veio a Vitória e o Capixabices esteve presente. No apagar das luzes do mês, um erro aconteceu no anúncio do samba campeão da Unidos da Piedade e a escola precisou utilizar as redes sociais para se explicar.

Diego Nicolau e cia. vencem disputa de samba-enredo na Mocidade Unida da Glõria.

AGOSTO

A Imperatriz do Forte divulgou seu samba oficial de 26, na voz do intérprete Dodô Ananias. E a Novo Império também. Na Jucutuquara, a disputa acirrada consagrou Rafael Mikaiá e cia. Em Cariacica, na Boa Vista, os sambas concorrentes foram divulgados. Fechando o mês, a Liesge iniciou a gravação das vozes para o álbum oficial do Carnaval de Vitória 2026.

Parceria de Rafael Mikaiá vence na Unidos de Jucutuquara

SETEMBRO

Em Goiabeiras, a Chegou reinaugurou sua sede. Boa Vista lançou nova identidade visual para celebrar os 50 anos e também definiu o samba-enredo de 26. Sidnei França, carnavalesco da Mangueira, veio a Vitória ministrar uma aula pela Faculdade Censupeg. Também em setembro, aconteceu a final de samba da Andaraí. Jorge Mayko e Pega no Samba apresentaram os protótipos de fantasias que a escola levará para avenida. Gilsinho Conceição, intérprete da Portela, nos deixou no dia 30 de setembro.

Protótipos das fantasias do Pega no Samba para o Carnaval de Vitória 2026

OUTUBRO

Na intenção de avaliar o manual do julgador, a Liesge realizou um seminário, liderado pelo diretor de carnaval João Filipe, com os quesitos e diretores das escola. Através do Ministério da Cultura, o Governo Federal anunciou que deseja transformar escolas de samba em pontos de cultura. Ingressos para os desfiles de 2026 começaram a ser vendidos, mesas de pistas esgotaram em tempo rápido. No Estúdio Don, em Caratoíra, o produtor Rafael Prates gravou vozes oficiais e coro das escolas para o álbum, com cobertura intensa do Capixabices todos os dias. Em mais um ano de parceria, Casa Àràbà e Capixabices realizaram o evento Rua Viva: Samba e Diálogos Carnavalescos, homenageando os mestres de bateria do Carnaval.

Desfile da Beija-Flor, campeã no Rio de Janeiro, Boa Vista, campeã no Espírito Santo e Rosas de Ouro, campeã em São Paulo

NOVEMBRO

A Chegou O Que Faltava divulgou suas fantasias oficiais de 26. MUG anunciou que Paulo Balbino, atualmente sem liderar carnaval em nenhuma escola, irá confecionar as fantasias da comissão de frente da vermelho e branco. Finalizando a temporada, álbum do Grupo Especial 2025 quebra todos os recordes de faixas anteriores, com mais de 165 mil audições nas plataformas de áudio. Liesge anuncia mudanças significativas no concurso para Família Real 26. Escolas começam a ocupar “barracões” no Tancredão, em Vitória. Concurso da Família Real elege Luiz Guilherme, Maryanna Mattos, Keile Gomes, Sophia Nunes e Lorena Delfino como corte de 26. Casais de mestre-sala e porta-bandeira do Espírito Santo dão um verdadeiro show na quadra da Novo Império. Governador Renato Casagrande anuncia investimento de R$6,7 milhões de reais no Carnaval.

O secretário de Cultura do ES, Fabrício Noronha; o governador do ES, Renato Casagrande; e o presidente da Liesge, Edson Neto

DEZEMBRO

O último mês do ano reforçou a proximidade do Carnaval 2026. MUG deu início aos ensaios de rua e Pura Ousadia se destaca. Na Piedade, o primeiro encontro com a rua da Piedade, teve excelente desempenho do casal de mestre-sala e porta-bandeira. No primeiro ranking de sambas mais ouvidos do Carnaval de Vitória 2026, Chegou assume liderança. Seguida de Boa Vista e Jucutuquara. Ensaio de rua do Pega no Samba tem destaque para comissão de frente e Locomotiva. A JBL, produtora oficial do Carnaval, iniciou a montagem da estrutura para os desfiles. Novo Império realiza concurso de samba exaltação e consagra obra do compositor Matheus Rosenthal. Bateria Ritmo Nervoso dá show no primeiro ensaio de rua da Chegou, em Goiabeiras. Na segunda e última edição do ano, Casa Àràbà e Capixabices homenageiam intérpretes do Carnaval de Vitória.

Carnaval Capixaba