Pouquíssimas escolas de samba do Carnaval Capixaba tem o mesmo privilégio que o Pega no Samba. A escola de Consolação, teve uma rua inteira para chamar de sua no último sábado (13), sem complicações com carros e adversidades.
A tradicional Rua da Feira, em Gurigica, foi palco para o primeiro ensaio de rua do Pega, que aproveitou muito bem o espaço para treinar tudo aquilo que está sendo executado nos ensaios de quadra.
Ao som de “Tipos Populares de Vitória”, samba de 1986, Breno Almeida esquentou o ensaio de rua. Em seguida, com alusivo, introdução e samba-enredo 2026 o treino começou.
Comissão de frente
A comissão de frente, coreografada pelo também carnavalesco Jorge Mayko, foi um dos pontos altos da noite. Sincronizados e transmitindo emoção aos presentes, o elenco de 16 bailarinos deixou um gosto de ‘quero mais’. O fio condutor aparenta ser o próprio Caboclo Sete Flechas, tema do Pega no Samba, que transita entre os demais bailarinos, encontrando também as ervas sagradas.

Casal de mestre-sala e porta-bandeira
Logo atrás, veio o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Luan e Katrielly. Apesar da dupla ser bastante jovem, demonstrou muita segurança em cada movimento apresentado. Luan cortejou muito bem Katrielly, que manteve o pavilhão aberto durante todos os momentos, apesar do vento forte.

A rua da feira foi tomada por um bom contingente de componentes da escola. Entre eles estavam ala da comunidade, destaques, passistas, baianas, velha guarda, rei de bateria e ala coreografada. A evolução foi correta, porém, o canto pode ser mais forte no decorrer dos próximos ensaios.
Bateria Locomotiva da Consolação
Outro destaque bastante positivo no ensaio, e que vem trazendo boas notas para o Pega nos últimos anos, foi a bateria Locomotiva da Consolação. Os mestres Leandrinho e Neném, ao lado de seus diretores e ritmistas, mostraram um leque de bossas criativas e possibilidades durante a apresentação do samba-enredo. Um excelente ensaio de rua não garante 10 no dia oficial, mas traz ainda mais confiança para o quesito. E assim a Locomotiva deve avaliar o treino de sábado.
Quem também sai satisfeito do ensaio é Breno Almeida e seu carro de som. Numa crescente positiva nos últimos anos, o cantor está cada vez mais familiarizado com o Pega. A cadência ‘mais pra frente’ da Locomotiva e a voz dele estão casando muito bem, levantando ainda mais o bom samba-enredo da agremiação.
